cover
Tocando Agora:

Obra musical do poeta Waly Salomão ecoa em disco derivado de show de Jussara Silveira com Sylvia Patricia

Capa do single ‘Negra melodia – A música de Waly Salomão’, de Jussara Silveira e Sylvia Patricia Divulgação ♫ NOTÍCIA ♪ Em 2024, as cantoras baia...

Obra musical do poeta Waly Salomão ecoa em disco derivado de show de Jussara Silveira com Sylvia Patricia
Obra musical do poeta Waly Salomão ecoa em disco derivado de show de Jussara Silveira com Sylvia Patricia (Foto: Reprodução)

Capa do single ‘Negra melodia – A música de Waly Salomão’, de Jussara Silveira e Sylvia Patricia Divulgação ♫ NOTÍCIA ♪ Em 2024, as cantoras baianas Jussara Silveira e Sylvia Patricia estrearam o show Balada de um vagabundo – A música de Waly Salomão, ainda em cena e com apresentação marcada para 3 de outubro no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador (BA). Como o título do show já explicita, trata-se de abordagem da obra musical do poeta e compositor baiano Waly Salomão (3 de setembro de 1943 – 5 de maio de 2003), artista multimídia de alma efervescente que legou cancioneiro assinado com parceiros do porte de Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé, João Bosco e Lulu Santos. O show gera álbum gravado paulatinamente pelas cantoras em estúdio com produção musical e arranjos do guitarrista Alex Mesquita. O primeiro single do projeto fonográfico é Negra melodia e sai em 3 de setembro, com capa assinada por André Vallias. Tido como o primeiro reggae do Brasil, Negra melodia é música em homenagem a Luiz Melodia (1951 – 2017) composta por Waly em 1974 em parceria com Jards Macalé. Coube ao próprio Macalé lançar Negra melodia no álbum Contrastes (1977). O repertório selecionado por Jussara Silveira e Sylvia Patricia para o show inclui as músicas A voz de uma pessoa vitoriosa (Caetano Veloso e Waly Salomão, 1978), Assaltaram a gramática (Lulu Santos e Waly Salomão, 1984), Mel (Caetano Veloso e Waly Salomão, 1979), Memória da pele (João Bosco e Waly Salomão, 1989), Motivos reais banais (Adriana Calcanhotto em parceria póstuma com Waly Salomão, de 2014) e Vapor barato (Jards Macalé e Waly Salomão, 1971). A música-título Balada de um vagabundo é parceria do poeta com Roberto Frejat, tendo sido lançada há 40 anos no primeiro álbum solo de Cazuza (1958 – 1990). Editado pelo selo Circus, o single Negra melodia chega ao mundo em 3 de setembro porque, nesse dia, Waly Salomão faria 82 anos.